Casal é preso e multado em R$ 50 mil por transporte de papagaios em Batayporã

As aves foram compradas em Fátima do Sul e seguiam para o Estado de São Paulo, segundo os autores

Luis Gustavo, Da Redação


Policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Batayporã que trabalham na “Operação Bocaiúva”, contra o tráfico de animais silvestres, especialmente neste período reprodutivo dos psitacídeos (papagaio, arara, periquitos, maritacas, etc.), foram acionados pela PMR (Polícia Militar Rodoviária) e prenderam, na tarde de segunda-feira (15), um casal que transportava cinco filhotes de papagaio da espécie Amazona aestiva, conhecido popularmente como papagaio-verdadeiro ou papagaio-comum.

Os animais foram encontrados no porta-malas do veículo dos infratores, um VW/Fox com placas de São Paulo, dentro de um uma caixa de papelão, sem atender às condições mínimas de bem estar animal.

Os filhotes e o veículo foram apreendidos. O casal, residente em Birigui (SP), afirmou que havia comprado os papagaios na cidade de Fátima do Sul e os levaria para sua cidade, para presentear parentes, porém, a PMA suspeita que eles levavam as aves para comercializá-las.

Os infratores, de 19 e 33 anos, receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil e responderão por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

Eles também foram autuados administrativamente pelas infrações e foram multados em R$ 25 mil cada um. As aves que parecem ter sido retiradas de ninhos diferentes, pois eram de tamanhos diferentes, não apresentavam ferimentos aparentes. Elas foram alimentadas e serão encaminhadas ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), que é o responsável pela reintrodução dos bichos na natureza.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!